quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Entradas - Paté de Camarão para Ceia de Natal

Ingredientes:

1 kg de gambas
2 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 cálice de brandy ou whisky
1 cálice de vinho do Porto
250 g de natas
4 ovos
Sal
Noz-moscada
Molho inglês
Piripiri (q.b.)
2 colheres (sopa) bem cheias de gelatina branca em pó

Para decoração 'natalícia':
Folha de alho porro
Raminhos de salsa
Tostas de pão

Preparação:

Coza normalmente os camarões e descasque-os. Não deite fora a água da cozedura pois irá precisar desta. Esmague as cascas em puré coloque num tacho e junte-lhe a água de cozer as gambas e mais alguma para perfazer 1,5l. Leve ao lume e deixe ferver em lume moderado até o líquido reduzir para metade e coe depois deste caldo por um passador.
Num tacho coloque 2 colheres de margarina e deixe derreter, junte a farinha de trigo e mexa bem. Junte o caldo coado (0.5l), as natas, a polpa de tomate e uma colher bem cheia de gelatina branca. Deixe levar a fervura e retire. Junte as gambas descascadas (separe algumas para decorar). Com uma varinha mágica rale tudo até ficar um polme consistente e misture 4 ovos batidos. Tempere com o sal, noz moscada, piripiri, molho inglês e um cálice de brandy e whisky.
Numa terrina devidamente untada com margarina coloque o polme e deixe-o cozer durante 40 minutos.
Depois de cozido deixe arrefecer. Coloque a outra colher de gelatina num tigela e junte uma chávena de água quente. Mexa muito bem, tempere com sal e vinho do Porto e coloque sobre um tabuleiro. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico até a gelatina solidificar. Decore com tirinhas de folhas de alho francês ou raminhos de salsa. Pimentos morrones e algumas gambas. Sirva com tostas pequenas.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue