quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Receitas de Bacalhau - Bacalhau escondido

Ingredientes:

4 postas de bacalhau
1,200 kg de batatas
2 couves portuguesas
200 grs de azeitonas pretas sem caroço
200 grs de toucinho
2 ovos
Azeite
Manteiga e leite q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
2 dentes de alho


Preparação:

Leve uma panela ao lume com água, o louro e os alhos inteiros. Acrescente as batatas descascadas e cortadas em rodelas, o bacalhau, o toucinho, os ovos e as couves. Pode juntar uma pitada de sal, mas atenção que o toucinho é normalmente salgado.
Depois de tudo cozido, reduza as batatas a puré, junte-lhe leite e manteiga e reserve.
Limpe o bacalhau de peles e espinhas e desfaça-o em lascas. Corte o toucinho em tirinhas, as couves em juliana e as azeitonas e os ovos em rodelas.
Num pirex, disponha os ingredientes por camadas. Primeiro, no fundo, metade do puré, seguido de metade das couves, depois o bacalhau, o toucinho, as azeitonas (guarde algumas para a decoração) e a outra metade das couves. Regue tudo com um fio de azeite e, para finalizar, cubra com o resto do puré.
Leve ao forno a 250°C, por cerca de 15-20 minutos. Quando estiver pronto, decore com os ovos e as azeitonas que guardou. Sirva bem quentinho, acompanhado com um vinho verde tinto.

Observações:
Uma forma diferente de comer as típicas batatas com bacalhau. Uma mistura de sabores bem típicos do nosso país, com os quais se podem fazer milhares de receitas, so é preciso um pouquinho de inspiraçao. Bom apetite!


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue