quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Receitas de Natal - Mariscos - Camarão na Abóbora (Moranga)

Ingredientes:

1 abóbora redonda
2 cebolas
4 tomates
1 copo de vinho branco
1 pacote de natas
2 queijos camembert
1,5 kg de miolo de camarão grande
6 camarões grandes para enfeitar
Salsa, azeite, sal e pimenta q.b.
Papel de alumínio


Preparação:

Primeiro, preparar a abóbora: corte uma tampa e retire as sementes. Pode deixar aquelas raízes que depois, a cozer, se desfazem e vão engrossar o molho. Encher a abóbora com água e untar com azeite. Leve ao forno durante 1 hora a 180 graus. Colocar uma folha de alumínio por cima para não ficar queimada.

(Pevides: se quiser aproveitar as sementes para petisco, só tem de as cozer numa panela com muito sal e depois colocar a secar ao sol ou no forno)

Enquanto a abóbora está no forno, vá preparando o molho: fazer o refogado da cebola com azeite, colocar os tomates picados e o copo de vinho. Pode passar a varinha magica para ficar em creme ou deixar aos pedaços. Depois colocar o miolo de camarão (disse nos ingredientes para escolherem um miolo graúdo pois normalmente encolhe). No final, coloque as natas e a salsa. Verificar temperos de sal e pimenta.

Voltando à abóbora: despeja-se a água e com ajuda de uma colher retira-se algum miolo que se coloca no molho, o qual se despeja agora na abóbora. Por fim, deite o queijo aos pedaços. Pode ainda colocar por cima queijo ralado. Volta tudo ao forno para gratinar uns 15 minutos.
Decora a abóbora com os camarões grandes (que podem ser cozido ou fritos). Acompanha com um arroz branco, salada e, para os mais gulosos, não pode faltar o pão para o molho :)

Esta receita é de origem brasileira. Tive a oportunidade de provar a especialidade há uns anos num restaurantes e depois de consultar vários sites aventurei-me a fazer. Ficou bom :-)


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue